sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Livre-se da Igreja para conseguir ler a Bíblia!

Quem consegue ler a Bíblia livre de concepções prévias?

Quase ninguém!

Isso porque as pessoas se convertem pela Igreja antes de conhecer a Bíblia. É o caminho natural e mais provável de qualquer pessoa trilhar. Mas, se já abrimos a Bíblia com as concepções prévias que as igrejas doutrinaram e inculcaram em nós, não conseguiremos ler as Escrituras com a isenção necessária para fazer uma leitura lúcida e crítica.

Querem uma evidência disso? Hoje, com toda a evolução da Arqueologia, da Línguística etc., temos traduções bíblicas muito bem feitas, por especialistas muito bem informados. Apesar disso, quase todas as igrejas evangélicas usam traduções baseadas na de Almeida, do século XVII, muito antiga, escrita numa linguagem arcaica e difícil de entender.

Por que isso é evidência de que os cristãos não conhecem a Bíblia? Simples, porque são levados a ler uma tradução muito antiga e cheia de erros, difícil de entender. Com isso, podem ler dezenas de vezes a Bíblia inteira, mas sem entender direito o que está escrito. Com isso, ficam com a impressão de que conhecem a Bíblia, mas não a conhecem.

Como não entendem o texto, ficam à mercê de acreditar nas interpretações que seus pastores ensinam.

No final, geração após geração vai propagando ideias possivelmente erradas da Bíblia, sem que quase ninguém consiga parar e pensar "Espere um pouco, será que a Bíblia diz isso mesmo?".

O que sugiro aos cristãos é isso: tentem se livrar das doutrinas humanas e se atenham apenas às Escrituras. É difícil fazer isso, mas vamos nos esforçando e, com o tempo e a ajuda de Deus, vamos começar a entender o que verdadeiramente o texto está dizendo, sem as intervenções das "doutrinas que são preceitos de homens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário