quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A salvação vem pela fé... Mas o que é fé?


Paulo falou em salvação pela fé. Jesus não. Ele falou "Conheces os Mandamentos: não matarás, não adulterarás, não deflagrarás ninguém, honrarás teu pai e tua mãe e amarás teu próximo como a ti mesmo".

Quem está certo: Jesus ou Paulo?

Eu antes perguntaria: o que Paulo quis dizer com a palavra "fé"? Será mesmo que ela tinha naquela época, no dialeto Koiné do Grego de 2 mil anos atrás, o sentido que tem hoje?

E se tivermos a fé na coisa errada? Se acreditarmos que há 8 céus em vez de 7, ou que Deus é 3 em vez de 1? Ou que o Reino tem ruas de ouro quando na verdade tem de diamantes? Não estaremos salvos?

Ora, a salvação não pode vir do fato quase aleatório de se crer na verdade e não na mentira. Do contrário, a salvação seria pelo conhecimento, como pretendiam os Gnósticos. Então, os mais eruditos estariam em melhor posição que os mais humildes, e certamente Jesus dizia que não era isso o que salvava.

Donde vem, então, a Salvação? Pode ser que venha da fé. Mas não é, portanto, daquilo o que hoje (2 mil anos depois) nós chamamos de fé - o simples acreditar na coisa certa. Se eu creio que a Terra está parada quando de fato ela gira, esse meu erro, minha "fé" errada não será - por certo - motivo de danação eterna.

A salvação vem da fé, mas está muito claro que agora nos resta descobrir o que significa a palavra "fé", porque tudo indica que estamos entendendo errado essa palavra.


PS: Há um livro muito interessante, chamado "Acreditavam os gregos em seus deuses?". Quem lê esse livro logo entende que o autor pretende não responder simplesmente "SIM" a essa pergunta, mas mostrar que a "fé", na Grécia antiga, tinha significado bastante diferente do que tem hoje. Era muito mais uma ortopraxia (agir corretamente) que uma ortodoxia (acreditar na coisa certa). Arrisco dizer que devíamos experimentar reler o Evangelho com essa hipótese em mente: a hipótese de que "fé" na Bíblia tinha um significado muito diferente do que tem hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário